quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

O Fórum

Lá é triste. Cinza, bege, tons do que um dia foi branco e acabou ficando amarelado com o tempo. Amarelado nos rostos, nas paredes, um pouco no chão.
As pessoas são tristes e parecem que vagam sobre os corredores em câmera lenta. Existem ruídos de falatórios, um mínimo de risada. Sorrisos são quase inexistentes.
Sorrisos partem dos rostos de alguns advogados aprovados pela OAB. "Essa causa já está ganha". Esses cinco mil, que seu cliente sofrido que tenta vencer um processo com suas economias, também. A sala de audiência contém uma mesa extensa, advogados, a família e um juiz que se dirige estupidamente a uma criança de 10 anos. As famílias decidem ali a pensão, os pais se esquivam, as mães apertam as mãos dos advogados para conseguirem um dinheiro para o leite da criança...
As crianças ainda não entendem nada. Só acham o lugar horrível.
Tantos papeis, arquivos, pastas, prateleiras. E se você olhar feio para um dos funcionários, são capazes de colocar sua ficha no último lugar de uma pilha de processos.
Pobres funcionários públicos. Enchem dinheiro dos cofres públicos pagando concursos, conquistam um trabalho com salário garantido pra sempre e descobrem, depois de anos, que estão numa prisão, num sistema, na mediocridade. Assim, não se reprimem em tratar mal alguém, apesar do "alguém" pagar, indiretamente, o salário dele.
O funcionário do banco usa aliança dourada no dedo esquerdo, camisa por dentro da calça e cinto marrom. Fala de cabeça baixa e tem habilidade no teclado. Suporta aquilo porque deseja fazer a mulher e as crianças felizes. Ele precisa daquilo, não tem jeito. Mais de 40 anos é difícil alguma coisa nesse país...onde guardei aquele papel mesmo?
Funcionários, pessoas, alguns advogados andam de cabeça baixa pela causa perdida, o desespero de tentar uma salvação judiciária.
O operador da fotocópia é jovem e parece não saber o que acontece ali. Seu rosto é neutro. Por um pouco de terno e gravata, o mesmo se confundiria com os advogados sorridentes.
Vendo de longe, o prédio se confunde com uma penitenciária. De novo, o cinza. Grades. Gente triste...

Dá pra trombar com algumas crianças rindo do lado de fora.
rindo porque estão do lado de fora
rindo porque são crianças.

-

Poder Judiciário
Fórum Regional de Itaquera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário